A forma de apresentação pode incentivar uma alimentação saudável, pois atrai a atenção da criança e a estimula a consumir os alimentos expostos
As frutas são boas aliadas para incentivar uma alimentação saudável durante a infância. Dentre os benefícios, destacam-se o fortalecimento imunológico devido a presença de vitaminas e minerais variados, além da prevenção contra o diabetes e a obesidade infantil, uma vez que apresentam uma boa quantidade de fibras e ajudam na saciedade.
A principal dica é sempre variar. Ou seja, oferecer sabores, cores e tipos diferentes a cada dia. Além disso, é fundamental evitar o processamento das frutas, como em sucos, dando preferência ao seu consumo in natura. Outro ponto importante é consumir frutas orgânicas, aquelas que são cultivadas sem o uso de agrotóxicos.
A recomendação é inserir as frutas no cardápio dos pequenos a partir dos 6 meses de idade, quando se inicia a introdução alimentar. Após 1 ano de vida, o ideal é que a criança consuma de 3 a 4 porções de fruta por dia. As informações são baseadas segundo a Pirâmide Alimentar Infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Como atrair a atenção do seu filho para que ele coma fruta
As crianças apreciam sabores, cores e formas diferentes. A união desses elementos atrai a atenção deles e os incentivam a consumir aqueles alimentos expostos. Por isso, selecionamos as 5 melhores combinações e aceitações infantis de FRUTAS NO PALITO:
⁃ maçã e banana fatiados em formato de estrela.
⁃ melão e mamão em formato de coração
⁃ morango e kiwi em cubos
⁃ melancia e laranja
Veja algumas dicas adicionais:
⁃ Adição de iogurte sem açúcar (para crianças acima de 1 ano) junto às frutas.
⁃ Faça picolés com pedaços de frutas. Basta cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar os pedacinhos em um palito de madeira e levar ao congelador. Além de nutritivo e saboroso, fica lindo para servir.
ATENÇÃO!
Caso seu filho seja muito resistente a comer a fruta inteira, não desista! Gradualmente, insira a versão in natura na alimentação dele. E lembre-se: você precisa ser o exemplo, é claro! Aliás, todos da casa precisam ser! Isso auxiliara e, muito, a obter sucesso na introdução alimentar saudável para toda família, especialmente, dos pequenos.
Com carinho, Gleyka Coke. Nutricionista e especialista em nutrição materno infantil.
0 comentário