Quanto você tem dedicado de Tempo para os Filhos? Será que esse tempo é suficiente?
A vida está cada vez mais corrida, são tantos afazeres que nos dá a sensação de que o dia deveria ter pelo menos umas 10 horinhas a mais, especialmente quando precisamos negociar as nossas necessidades com as necessidades dos nossos filhos. Ser pai / mãe/ responsável por uma criança não é uma tarefa nada fácil, essas funções não vêm com manual e são cheias de imprevistos que demandam tempo.
Atualmente, muitos pais vivem a angústia de buscarem realização profissional (que exigem muitas horas fora de casa) versus a culpa por ter pouco ou nenhum tempo para os filhos.
Como saber se o tempo com meu filho tem sido suficiente?
Crianças têm muitas necessidades e muitas delas podem ser supridas através da atenção que seus pais lhes dão (amor, carinho, segurança, etc), quando não tem a atenção devida, elas podem apresentar alguns comportamentos específicos, que podem indicar esta falta de atenção, como por exemplo:
- Comportamentos de insegurança (querer dormir no seu quarto, dificuldade em se separar de você)
- Necessidade extrema de chamar a atenção quando está com você
- Comportamentos agressivos – brigar, bater em você
- Isolamento
- Medo
Além destes sintomas, sua autocrítica pode te ajudar a identificar. Se faça estas perguntas e seja sincero consigo mesmo na resposta:
“Você acha que o tempo que você passa com o seu filho tem sido o bastante? Quanto tempo efetivamente vocês passam juntos? E desse tempo, quanto tempo é de qualidade?”. Se você percebe que os momentos com seu filho tem sido escassos, não espere que surjam sintomas para modificar isso, ajuste agora!
Diferença entre Tempo e Tempo de Qualidade
Você já esteve com alguém que não esteve com você? Isso mesmo, sabe quando você está falando com uma pessoa e ela te responde instintivamente, mas está mais interessada em responder ao celular? Isso é bem desagradável, não é? Se é para os adultos, imagine para as crianças que não tem essa compreensão.
As crianças não vão compreender que é o seu chefe, que é uma reunião ou que é urgente, a mensagem para eles é: “Eu sou menos importante!” E isso é devastador para a construção da autoestima da criança.
Passar tempo com o seu filho pode ser o tempo em que você está com ele pensando no trabalho, respondendo as mensagens e e-mails ou assistindo televisão. Isso até pode ser percebido pelo adulto como uma forma de suprir a necessidade de atenção que seu filho tem, mas na verdade, funciona muito mais como um meio de diminuir a culpa do que ao propósito que se destina. Seu filho precisa de muito mais do que isso.
Passar tempo de qualidade com os filhos é estar integralmente com eles, é ouvir o que eles dizem, sem se preocupar com as notícias ou o celular. Tempo de qualidade é dedicação, fazer coisas juntos, ensinar, aprender, fazer lição de casa, abraçar, brincar, beijar, cair no chão… E é também dizer Não, impor limites, fazê-lo cumprir regras. Tempo de qualidade é compromisso, Compromisso com o seu filho!
Para os pais é importante perceber que essa é a necessidade primária de seu filho e nada do que você possa dar ou fazer será tão valioso quanto esse momento. Passar tempo de qualidade não é usar somente o tempo que lhe resta, é incorporar à rotina um tempo que possa ser realmente aproveitado entre vocês!
Benefícios de Passar tempo de Qualidade com seu filho
Pais, Mães e Responsáveis, estar mais próximo da sua criança trará muitos benefícios, para você e para ele, veja alguns deles:
- Melhorar a relação de vocês
- Melhorar sua autoridade
- Criar referenciais positivos e dar bons exemplos
- Melhorar o desempenho escolar
- Torná-lo mais seguro e confiante
- Melhorar a autoestima
- Melhorar a disciplina
Nem sempre é fácil encontrar esse tempo, mas ver a felicidade de seu filho e saber que você está contribuindo para seu desenvolvimento vale cada minutinho. Caso precise de alguma ajuda com esta tarefa, entre em contato!
Fonte: Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468 Especialista pela Universidade de São Paulo – USP
0 comentário