Prato Mágico pode ser uma alternativa para estimular
as crianças que tem dificuldade para comer
É muito comum entre os pequenos, ter resistência em comer alimentos nutritivos ou até mesmo de ingerir a quantidade certa de comida durante as refeições. Para os pais que passam por isso, este problema pode se tornar um pesadelo.
A preocupação em incentivar uma alimentação saudável, muitas vezes, levam os pais a forçar as crianças a comer à base de brigas ou chantagem. Mas para o nutrólogo e pediatra, Dr. Mauro Fisberg, isso pode gerar um estresse durante as refeições e o efeito acaba sendo contrário. “A hora da refeição deve ser um momento neutro. Não é hora de opressão, de despejar as tensões. Que seja apenas o momento da alimentação”, afirma.
Mas afinal, como lidar com uma criança que tem dificuldade para comer?
De acordo com a médica pediatra, Dra. Renata Sejas, primeiramente, é preciso identificar se a perda de apetite pode ser por sintomas de algumas doenças, como anemia, hepatite, problemas digestivos, de fundo emocional, entre outras. Por isso, se seu filho não está se alimentando direito, o recomendado é levá-lo ao pediatra, imediatamente.
Se o problema do seu pequeno não for causas orgânicas ou emocionais, existem algumas dicas que podem te ajudar. Veja as 9 orientações que o blog família.com separou:
1. Não ponha comida demais no prato dele
É um erro pensar que ele precisa de muita comida. Ele precisa do suficiente. Além do mais, o estômago dele é bem menor do que o nosso. Ele precisa comer mais vezes ao dia, em porções menores.
2. Estipule horários fixos para as refeições principais
Cuide para que ele não fique “beliscando” antes do almoço e do jantar. Senão, não terá fome mesmo.
3. Ofereça alimentos gostosos e atrativos
Tempere o alimento, dê cor aos pratos. Você pode estimulá-lo a comer fazendo pratos divertidos.
4. Procure identificar se ele rejeita algum tempero ou alimento
Não desista facilmente quando ele recusar determinados alimentos. No entanto, depois de várias tentativas para fazê-lo comer, sem sucesso, você precisa ter consciência de que não deve mais dá-lo a ele, caso contrário, continuará rejeitando a comida.
5. Evite a “monotonia alimentar”
Não tem como comer com prazer a mesma coisa todos os dias. Ofereça um cardápio variado.
6. A partir de 1 ano seu filho já pode comer o mesmo que a família
Imagine como ele vai olhar para o prato com creme de espinafre, depois de sentir o cheiro delicioso do bife ao alho e óleo que você preparou para o restante da família.
7. Faça os horários das refeições momentos agradáveis
Boas conversas e sorrisos, nessas horas, ajudam a criar um clima de alegria e tranquilidade. A criança se sentirá bem, vai querer ficar mais tempo na mesa e acaba se alimentando melhor.
8. Evite distrações
Algumas crianças param de comer para assistir TV, caso ela esteja ligada durante as refeições. Outras esquecem de comer para brincar com o brinquedo que levou para a mesa. Portanto, evite essas situações.
9. Se ele não comer durante a refeição, não lhe dê uma guloseima quando ficar com fome
Muitas crianças usam essa estratégia, comem pouco e dizem não querer mais. Pouco tempo depois se queixam de fome. Os pais ficam com pena e dão o que eles querem. Guarde o prato com a comida que sobrou na geladeira e ofereça assim que estiver com fome. Se você não ceder, ele desistirá de fazer isso.
ATENÇÃO! Os nutricionistas alertam que “as mães que insistem em dar suplementos nutricionais, sem orientação, podem estar contribuindo para que seu filho torne-se um obeso. Pois a energia extra que a criança está recebendo, sem precisar, passa a se acumular em seu tecido gorduroso.” Por isso, não tome atitudes desta natureza sem antes consultar o pediatra ou nutricionista.
Prata Mágico também é uma alternativa para atrair a atenção das crianças durante as refeições
O Prato Mágico também pode ser uma alternativa para estimular as crianças que tem dificuldade para comer. Ainda segundo a Dra. Renata, o formado arredondado, o giro orbital e as cores alegres do prato 360°, é uma ótima opção para atrair a atenção dos pequenos. “As refeições são momentos importantes para a família e torná-las divertidas e intuitivas podem ajudar a incentivar as crianças a comer melhor. E por isso, o Prato Mágico pode sim ser um ótimo aliado neste momento, pois é possível deixar o momento da refeição lúdica e atraente, explica.
Estimule a imaginação de seu filho, durante as refeições, com o Prato Mágico AQUI!
0 comentário